A emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e arte

A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o misterioso. É esta a emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e arte.

*

Não existe nenhum caminho logico para a descoberta das leis elementares do Universo – o único caminho é o da intuição.

*

Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silencio – e eis que a verdade se me revela.

*

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

*

A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmo.

*

Talvez algum dia a solidão venha a ser adequadamente reconhecida e apreciada como mestra da personalidade. O indivíduo que teve experiência da solidão não se torna vitima fácil da sugestão das massas.

*

Na verdade, você nunca entende uma nova teoria. Você simplesmente a utiliza.

*

O homem vem a terra para uma permanência muito curta, para um fim que ele mesmo ignora, embora, às vezes, julgue sabe-lo.

*

O homem, como qualquer outro animal, é por natureza indolente. Se nada o estimula, mal se dedica a pensar e se comporta guiado apenas pelo habito, como um autômato.

*

Sem a convicção de uma harmonia intima do Universo, não poderia haver ciência.

*

        Às vezes me pergunto como pode ter acontecido de eu ter sido o único a desenvolver a Teoria da Relatividade. A razão, creio eu, é que um adulto normal nunca para para pensar sobre problemas de espaço e tempo. Isso são coisas que ele pensou quando criança.

        Mas o meu desenvolvimento intelectual foi retardado, motivo pelo qual comecei a questionar sobre espaço e tempo somente quando já era adulto. Naturalmente, pude ir muito mais fundo no problema do que uma criança com suas habilidades normais.

*

O universo é finito, mas ilimitado.

*

        – Quando um homem se senta ao lado de uma moça bonita, durante uma hora, tem a impressão de que se passou apenas um minuto. Deixe-o sentar-se sobre um fogão quente durante um minuto somente – e esse minuto lhe parecera mais comprido do que uma hora.

        – Isto é a relatividade.

*

O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda a parte.

 

Psicologia de Rebanhos

O rebanho é os meus pensamentos

E os meus pensamentos são todos sensações.

(Fernando Pessoa)

 

        É através das nossas sensações que compreendemos o mundo. A Psicologia é a ciência que compreende o mundo estudando os nossos sentimentos com relação ao mundo. Essa necessidade de dar sentido ao mundo parece algo constitutivo do ser humano. Seja esse sentido dado pelas sensações, emoções, ciências, artes, imaginação, intuição, pensamentos. A vida é movimento.

 

Referencias

EINSTEIN, Albert. O pensamento vivo de Einstein. São Paulo: Martin Claret Editores, 1986.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *